terça-feira, 3 de março de 2015

A importância do serviço de Auditoria em condomínios.


Pare, e analise no assunto mais falado do momento: a corrupção e fraudes na política e em empresas publicas.
Há momentos em que paramos e analisamos vários fatores como esse ao nosso redor, algo que não caminha bem, que parece cada vez mais estranho e suspeito no seu dia a dia. E tudo parece se completar quando assistimos atentamente situações como essa veiculada pela mídia no nosso dia a dia.
Aparentemente, parece que a maioria dos administradores não sabem ainda como lidar com esse tipos de ocorrência que pode levar a problemas graves no futuro tanto para ele como para sua organização. Pesquisas recentes mostram que fraudes é a segunda maior fonte de renda, perdendo apenas para o narcotráfico que lidera o ranking atualmente.
Deve atentar-se nas fraudes mais comuns em condomínio como: Não lançamento de acordos ou pagamentos de inadimplentes, saques desnecessário da conta do condomínio, superfaturamento de contas ou serviços, usos de notas falsas entre outras coisas.
O ideal é que haja uma conferência mensal das contas do condomínio por parte do conselho, evitando que apenas uma vez por ano as contas sejam checadas. Também é import
Vale ressaltar que os condôminos têm livre acesso as pastas do condomínio, agendando assim um horário com o sindico para que os mesmos possam examina- las.
ante que os moradores acompanhem as contas mensalmente.
Uma das formas de estar mais atento e evitar fraudes é contratar uma auditoria especializada em condomínios para analisar se tudo esta ocorrendo corretamente. Ela irá examinar minuciosamente e detalhadamente todo o histórico financeiro do condomínio fazendo uma varredura. Os beneficios de uma auditoria vão alem de verificação de contas. Uma auditoria orienta, treina, corrigi desvios, além de ser uma grande melhoria para o condomínio. Os beneficios são inúmeros como: Segurança para o síndico em respaldar sua prestação de contas em um relatório de uma auditoria; Confiabilidade e eficácia nas informações e relatórios de prestação de contas por condôminos;
Avaliação do sistema de controles internos administrativos, visando à minimização de riscos financeiros e tributários diversos;
Avaliação do gerenciamento administrativo e contábil do condomínio, principalmente em casos de terceirização;
Aprimoramento das informações gerenciais a serem oferecidas aos condôminos;
Apuração e resgate de valores eventualmente desviados do condomínio;
Muitos condomínios enfrentam graves problemas ligados à apropriação indébita de recursos financeiros, falta de registro de operações, falta de cumprimento de obrigações acessórias, fraudes generalizadas, dentre outros problemas da ordem financeira e administrativa.
O objetivo é contribuir com o cliente para promover a segurança e a transparência para os condôminos de que os recursos pagos ao condomínio estejam sendo empregados da forma mais adequada e correta para cumprimento de todas as suas finalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário